Veja Como Funciona o Transdutor para Ultrassom Industrial
Existem atualmente variados procedimentos para verificar possíveis falhas e anomalias em determinados equipamentos ou peças de forma altamente eficiente. Um destes procedimentos é o ensaio não destrutivo por meio de ultrassom. Esse processo é realizado a fim de detectar descontinuidades em peças ou equipamentos por meio de propagações de ondas ultrassônicas. Para que esse processo seja realizado de forma adequada, o transdutor para ultrassom se faz essencial. O transdutor para ultrassom industrial, também conhecido como cabeçote ou probe é formado por cristais piezo elétricos que transformam o sinal mecânico em sinal elétrico e vice-versa.
O transdutor para ultrassom funciona emitindo um impulso ultrassônico que transpassa o material analisado e sempre que encontra uma barreira retorno para o ponto de origem dando origem ao eco, que por sua vez, o informa com precisão a distância do sinal emitido. O transdutor para ultrassom industrial pode ser classificado em:
- Convencionais;
- Normal ou reto;
- Angular;
- Duplo cristal.
- Phased Array;
- TOFD.
Cada um dos tipos de transdutor para ultrassom industrial possui características específicas, logo são utilizados para ultrassom para diferentes tipos de peças, portanto, analisar para qual finalidade em termos de peças será aplicado o ultrassom é essencial. Veja a seguir algumas características específicas relacionadas a cada um dos tipos de transdutores citados.
O transdutor para ultrassom industrial convencional, é constituído de um ou no máximo nos 4 cristais piezoeletricos, esse transdutor para ultrassom industrial é amplamente utilizado, possui operação mais simplificada comparando com os outros tipos
Os transdutores Phased Array apresentam um arranjo de cristais que podem ser excitados individualmente. Da possibilidade de excitação individual dos cristais em tempos diferentes e controlados surge a característica de permitir a inspeção com uma grande variedade de ângulos de inspeção. Da mesma forma é possível variar e controlar os pontos focais do feixe na peça.
A técnica de intervalo de tempo empregando onda difratada (TOFD – Time of Flight Diffraction) se baseia nas difrações de ultrassom causadas pelas extremidades (superior e inferior) da trinca presente no interior do cordão de solda. Quando se introduz, num cordão de solda, um feixe de ondas ultra-sônicas provenientes de um transdutor angular emissor que tem suas reflexões e difrações captadas por outro transdutor angular que atuando apenas como receptor de ondas sônicas.
A KRAS é uma empresa voltada para procedimentos de inspeção e acessoria em soldagem e ensaios não destrutivos. A empresa trabalha com uma equipe de profissionais altamente qualificados para realizar os procedimentos de forma segura e com toda eficiência. A KRAS Engenharia trabalha e fornece equipamentos modernos para oferecer serviços e soluções de alta qualidade. Entre em contato por telefone ou através do site.
Para saber mais sobre transdutor para ultrassom da empresa KRAS ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.