Conhecendo mais sobre Ultrassom Industrial Ensaios Não Destrutivos
É extremamente amplo a aplicação de ondas sonoras, desde aplicações na vida cotidiana ao setor industrial. Na rotina diária, milhares pessoas usam ou são assistidas por sensores ultrassônicos sem se darem conta desse fantástico recurso, seja ao passar por uma cancela de estacionamento ou ao fazerem exames médicos, mas é no setor industrial que damos atenção ao uso do ultrassom, embora a utilização do ultrassom como sensor tem grande aplicação nos meios de fabricação cada vez mais automatizados, o ultrassom industrial voltado para a inspeção de componentes é uma das maneiras mais eficientes de garantir a qualidade de peças manufaturas..
Um equipamento para ultrassom industrial para ensaios não destrutivos compreende em geral em um display, placa receptora/amplificadora, pulsador elétrico e um transdutor. O transdutor piezoeléctrico é responsável por converter sinal elétrico em ondas ultrassônicas para a peça a ser inspecionada e vice-versa. O pulsador elétrico emite pulso de alta-tensão para o transdutor piezoelétrico criar ondas ultrassônicas. A placa receptora/amplificadora recebe a tensão convertida da onda ultrassônica pelo transdutor piezoeléctrico que foi criada pela reflexão da onda emitida inicialmente e amplifica a tensão e mostra no display com sinais no eixo Y, esses sinais são denomidos como “ecos”. Os atuais displays de equipamentos de ultrassom industrial são divididos em três tipos: A-Scan, B-Scan e C-Scan. O display A-Scan é o mais comum até o momento e aplicados nos equipamentos mais comuns de inspeção, sua forma de representação é do tipo eco na tela em um plano cartesiano com eixo X-Y. O display em B-Scan é utilizado em equipamentos não convencionais e demonstra a seção transversal da peça inspecionada na tela. O display em C-Scan também é um modo de representação não convencional, normalmente aplicado em ultrassom industrial mecanizado que mostra a planta da peça inspecionada, permitindo vários recursos na visualização da peça inspecionada, como indicação de profundidade, largura e comprimento de uma descontinuidade encontrada.
Com os avanços tecnológicos a inspeção por ultrassom industrial para ensaios não destrutivos cada vez mais de expande, sendo que deficiência em não gerar registro permanente pelos equipamentos antigos já não é mais um problema para os métodos de Phased Array, que detecta com precisão a localização da descontinuidade e registra a inspeção feita para posterior análise ou nova interpretação.
Mesmo sem registro, a inspeção de ultrassom industrial por equipamentos convencionais (sem registro) é amplamente utilizada e confiável desde que executada por pessoal qualificado para tal serviço. É fundamental seguir procedimentos de inspeção dedicados e atualizados com as mais recentes normas para o sucesso da inspeção.
Onde Encontrar Inspeção e Equipamento de Ultrassom Industrial para Ensaios Não Destrutivos
Para encontrar serviço de ultrassom industrial de confiança contate a KRAS Engenharia. Uma empresa preparada para fornecer serviço de inspeção e equipamentos de ultrassom industrial para ensaios não destrutivos em diversas áreas. A empresa está no mercado desde 2014 e com seus serviços desenvolvidos com seriedade e transparência, conquista cada vez mais clientes. Entre em contato com a KRAS Engenharia para mais informações. Aqui você encontrará:
- Qualidade de produto;
- Comprometimento;
- Qualificação.
Para saber mais sobre ultrassom industrial da empresa KRAS ligue para 11 4260-0138 ou clique aqui e solicite seu orçamento por e-mail.